Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Skip Navigation Linksconcessao

A concessão

O BH Airport nasceu com um grande desafio: atender de forma plena e eficiente a demanda de passageiros que não para de crescer em todo o país. Em novembro de 2013, o governo federal realizou o leilão para a concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, por um período de 30 anos. O consórcio integrado pelo grupo CCR e Zurich Airport foi o vencedor ao apresentar a melhor proposta com ágio de 66% em relação ao valor mínimo estabelecido.

Com isso, desde 2014, o BH Airport é administrado por uma concessão formada pelo Grupo CCR, uma das principais empresas de concessão de infraestrutura na América Latina, e pela Zurich Airport, operadora do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e reconhecido como um dos melhores aeroportos do mundo. Além disso, a Infraero, com mais de 40 anos de experiência na gestão de aeroportos no Brasil, também é parte integrante desta concessão.

Durante esses quase dez anos de concessão, o BH Airport se transformou e ganhou uma infraestrutura mais moderna, bonita e funcional. O investimento de cerca de R$ 1 bilhão contribuiu para o que o terminal se tornasse referência na prestação de serviços. Hoje o aeroporto funciona como um shopping, com mais de 90 operações comerciais, onde passageiros e visitantes encontram tudo em um só lugar.

Ao oferecer mais conforto, segurança, além de diversas facilidades, o BH Airport busca garantir a melhor experiência aeroportuária aos clientes por meio da excelência na prestação de serviços.

O BH Airport acredita que o instrumento da concessão é essencial para minimizar os gargalos de infraestrutura do país e confia nos bons resultados da parceria entre o governo e a iniciativa privada a favor do desenvolvimento econômico e social.

Acionistas

A concessionária que administra o BH Airport é uma sociedade de propósito específico (SPE) formada pelo grupo CCR - um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da américa latina -, e Zurich Airport, operador aeroportuário internacional de Zurique, na Suíça, com 51% de participação, além da Infraero, que detém 49%.

Sobre a CCR

CCR

Atua nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços. Com 37 concessões, está presente em 13 estados brasileiros e emprega cerca de 17 mil colaboradores diretos. A CCR é responsável pela gestão e manutenção de 3.615 quilômetros de rodovias, onde circulam 1,8 milhão de veículos por dia. Em mobilidade urbana administra serviços de transporte de passageiros de metrôs, VLT e barcas. No setor de aviação, controla a CCR Aeroportos, que opera 20 terminais, três na América Latina e 17 no Brasil, com mais de 33 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais.

Sobre a Infraero

Infraero

Fundada em 1973, a Infraero é uma empresa pública, vinculada à Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República do Brasil. A empresa administra e investe em infraestrutura e opera 19 aeroportos, 75 Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo e 32 Terminais de Logística de Carga. Detém participação acionária de 49% nas concessionárias (Sociedade de Propósito Específico — SPE) que administram os aeroportos de Guarulhos e Viracopos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG) e Galeão (RJ).

Sobre a Zurich

Governança societária