Ícone wifi
Wifigrátis
Ícone librasRQS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

BH Airport Logo
ícone do logotipo do BH Airport

Releases

Tudo o que acontece no BH Airport

Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.

Releases

Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

Feriadões em abril e maio devem atrair mais de 380 mil passageiros para o BH Airport
4 de abril de 2025

Feriadões em abril e maio devem atrair mais de 380 mil passageiros para o BH Airport

Marcado por um dos feriados prolongados mais desejados do ano, o mês de abril promete ser movimentado no BH Airport. A expectativa é que mais de um milhão de passageiros circulem pelo terminal nesse mês, o que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período em 2024 e de 16% sobre abril de 2019, no período pré-pandêmico. Ao todo serão 9382 pousos e decolagens, um salto de 8% em relação ao ano passado de 20% sobre 2019.

Os feriados da Semana Santa e de Tiradentes devem atrair cerca de 191 mil passageiros, considerando o período entre 17 e 22 de abril. O movimento é 7% maior que o mesmo feriado em 2024. Para atender a demanda do período, as companhias aéreas preparam 90 voos extras. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Maceió, Recife, Natal e Salvador.

Também começa em abril a movimentação para outro feriado: o do Dia do Trabalhador, em 1º de maio. A expectativa é que para esse período os passageiros comecem a voar no dia 30 de abril e o retorno aconteça até 5 de maio. Nesse intervalo de tempo, o BH Airport espera receber cerca de 189 mil pessoas, volume que é 9% maior que o mesmo feriado em 2024. Ao todo serão 64 voos extras para atender a demanda dos passageiros, que voarão principalmente para os destinos de praias: Porto Seguro, Rio de Janeiro e Salvador.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que os feriados são importantes para o fomento da cadeia do turismo, mas destaca que o crescimento de passageiros no terminal internacional mineiro vai além deles. “Essa é uma tendência que vem se consolidando desde o ano passado, quando batemos recorde de movimentação e crescemos quase quatro vezes mais que a média nacional em número de passageiros. A expectativa é continuar crescendo, tanto em movimentação, como destinos ofertados e mix comercial, oferecendo aos nossos passageiros a melhor experiência aeroportuária”, afirma.

Entre as novidades de rotas anunciadas nesse início de 2025 está o trajeto BH – Bariloche, que já está com as vendas abertas para voos na temporada de junho a agosto. A operação será pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, que acomodam até 174 passageiros. Ao todo, serão 34 operações, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos.

Destinos atendidos em abril

O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em fevereiro:

Voos regionais:

Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.

Voos nacionais:

Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro - GIG (RJ); Rio de Janeiro - RRJ (RJ); Rio de Janeiro - SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo - CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).

Voos internacionais:

Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

BH Airport celebra Dia da Mineração com destaque para crescimento e apoio à cadeia produtiva
6 de maio de 2025

BH Airport celebra Dia da Mineração com destaque para crescimento e apoio à cadeia produtiva

No dia 7 de maio, data em que se comemora o Dia da Mineração, o BH Airport celebra sua conexão com um dos setores mais relevantes e tradicionais da economia mineira. Berço da mineração no país, Minas Gerais abriga grandes operações do setor e demanda uma estrutura robusta de transporte e logística. Nesse contexto, o terminal internacional mineiro se destaca, desempenhando um papel fundamental na cadeia de abastecimento da indústria.


Especializado no recebimento, deslacre, armazenamento e nacionalização de cargas, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport tem infraestrutura e atendimento preparados para as exigências do setor. Em 2024, mais de 2,2 milhões de quilos em cargas ligadas à mineração foram movimentados no terminal, em 4.136 processos logísticos, o que representa um crescimento de 50% em relação a 2023.


Entre os produtos transportados estão desde peças pequenas, como parafusos, pistões e hastes para perfuratriz de rocha, até maquinários de grande porte, utilizados em operações de mineração superficial e subterrânea, que podem chegar a 75 toneladas.


Os principais países de origem dessas cargas são os Estados Unidos, Irlanda e Suécia, e os materiais seguem por diferentes modais para regiões com forte atividade mineral. Embora o modal marítimo seja o mais utilizado pelo setor, o BH Airport oferece soluções integradas que conectam aéreo, rodoviário e marítimo, com atenção às demandas específicas de cada cliente. O resultado é uma operação logística robusta, alinhada às exigências da mineração moderna.


O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, destaca que a presença do Hub como uma estrutura logística especializada contribui para o fortalecimento da cadeia mineral no estado. “O BH Airport é um hub logístico com DNA mineiro. Nossa proximidade com os principais polos de mineração, combinada à nossa infraestrutura e equipe especializada, permite que sejamos um parceiro estratégico para o desenvolvimento do setor e, por consequência, para a economia do estado e do país”, afirma.


O Hub Logístico Multimodal do BH Airport é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.

Sala VIP do BH Airport, Advantage VIP Lounge, é eleita a melhor do mundo pela Priority Pass
30 de abril de 2025

Sala VIP do BH Airport, Advantage VIP Lounge, é eleita a melhor do mundo pela Priority Pass

A primeira sala VIP com fast track do BH Airport, a Advantage VIP Lounge, acaba de ser eleita a melhor do mundo pela Priority Pass, o maior programa global em aeroportos. Esta é a primeira vez na história que uma sala brasileira conquista o prêmio máximo, anunciado nesta quarta-feira (30) durante os “Priority Pass Excellence Awards”. A votação é feita com base na opinião de milhares de viajantes que acessam mais de 1.500 espaços credenciados em todo o mundo e avaliam com base em critérios, como atendimento, conforto, estrutura, comodidades e buffet.

Inaugurada em agosto do ano passado, a Advantage tem chamado a atenção dos passageiros no terminal internacional mineiro, seja por sua amplitude – quase 1.000 metros quadrados -, beleza de suas áreas, com destaque para uma réplica da fachada da igreja da Pampulha, ou comodidade de seus serviços, o inclui um canal próprio de inspeção, que dá acesso à área de embarque.

O CEO do BH Airport, Daniel Miranda comemora a conquista: “A Advantage é um sucesso no nosso terminal e oferece conforto e sofisticação do jeito mineiro de ser: com boa gastronomia e excelente acolhida. Estamos muito felizes com essa premiação merecida, que também projeta o BH Airport como o aeroporto com a melhor sala vip do mundo”, afirma.

A CEO da Advantage VIP Lounge, Rute Woitechen, destaca que a premiação é a realização de um sonho que começou em 2015, quando fundou a Advantage. “Nosso propósito é transformar o conceito de salas VIP nos aeroportos brasileiros e ver esse trabalho ser reconhecido globalmente, justamente no ano em que completamos 10 anos, é emocionante. Esse prêmio é de cada colaborador, que se dedica todos os dias com excelência e cuidado, e também dos nossos clientes, que confiaram na nossa proposta e nos elegeram. Hoje, com muita alegria, celebramos juntos esse marco: a Advantage é a melhor do mundo", destaca.

Experiência na Advantage

A sala é a maior da Advantage em aeroportos no Brasil e uma das primeiras no país com acesso exclusivo ao embarque. Com capacidade para receber até 236 clientes simultaneamente, 24h por dia, o espaço conta com estações para trabalho com Wi-Fi de alta velocidade, áreas de descanso, alimentação, diversão infantil, além de banheiros equipados com chuveiros.

A decoração do espaço também é convidativa com uma vista panorâmica para a pista de pousos e decolagens e um conceito arquitetônico inspirado em Minas Gerais. Além disso, o espaço é equipado com dispositivos tecnológicos e sustentáveis, incluindo iluminação LED inteligente, conectividade Wi-Fi estável, carregadores integrados, painéis digitais para informações, controle de temperatura automatizado e sistemas de som ambiente.

A Advantage conta com duas entradas: uma pela área pública, no 2º pavimento do terminal, ao lado do terraço panorâmico, com acesso exclusivo e mais rápido para clientes, e outra pela área de embarque, próxima ao portão 2. O acesso segue o modelo de parcerias com os programas Lounge Key e Priority Pass, além de opções de pagamento avulso para estadas de até três horas.

BH Airport encerra 1º trimestre com recorde em movimentação de passageiros e carga
29 de abril de 2025

BH Airport encerra 1º trimestre com recorde em movimentação de passageiros e carga

O ano de 2025 começou otimista no BH Airport: seja passageiros ou carga, o terminal teve movimentações históricas no primeiro trimestre do ano, consolidando a superação do difícil período da pandemia. Em janeiro, fevereiro e março de 2025, 3,1 milhões de passageiros circularam pelo BH Airport, o que representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período no ano passado. O resultado se destaca no cenário nacional: considerando a comparação do primeiro trimestre de 2025 sobre 2024, o setor em Minas Gerais cresceu duas vezes mais do que a média do mercado em outros estados (8%). Ao todo, foram 28.070 pousos e decolagens nesses três primeiros meses, um salto de 15% sobre 2024.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que a recuperação da pandemia aconteceu de forma lenta e a superação dos resultados do período anterior à Covid-19 só aconteceu no ano passado. Agora, a expectativa é crescer de forma alinhada ao PIB. “É uma alegria ver o nosso aeroporto cada vez mais movimentado. Na comparação deste primeiro trimestre com o mesmo período de 2019, o crescimento em Minas Gerais chega a ser 9 vezes maior que a média de outros aeroportos no país. E isso acontece tanto por conta da recuperação do setor, mas também do nosso trabalho, seja na atração de novos destinos, no investimento em infraestrutura e na melhoria da experiência do cliente, o que atrai cada vez mais viajantes para o BH Airport”, afirma.

O Carnaval foi um dos períodos de maior movimento, quando cerca de 257 mil passageiros circularam pelo terminal internacional mineiro entre os dias 27 de fevereiro a 6 de março. Foi a maior movimentação do período na história do aeroporto. O número também é 26% maior que o registrado no mesmo feriado em 2024. Para receber esses passageiros e tornar sua experiência mais divertida e segura, o BH Airport realizou diversas ações de boas-vindas e de conscientização, como distribuição de adereços carnavalescos, ativações surpresas nas esteiras de bagagem, painel instagramável e apresentações musicais e de dança.

No primeiro trimestre também foi anunciada uma nova rota: BH – Bariloche. Operados pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, que acomodam até 174 passageiros, os voos estão com passagens à venda desde fevereiro. Ao todo, serão 34 operações, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.

Carga

Especializado em recebimento, deslacre, armazenamento e nacionalização de cargas, o Hub Logístico Multimodal do BH Airport também fechou o primeiro trimestre de 2025 com crescimento. Nesse período, o terminal recebeu mais de 7 mil operações de importação e exportação de cargas, um salto de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, o valor das cargas importadas também aumentou significativamente. Se no primeiro trimestre de 2024 elas representavam cerca de R$2,7 bilhões, nos primeiros três meses de 2025 esse valor subiu para R$ 4,3 bilhões, um salto de 62%, que evidencia o potencial do terminal para movimentação de carga de alto valor agregado.

O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina comemora o resultado. “Iniciamos 2025 com resultados muito expressivos com cargas de alto valor agregado, consolidando a eficiência do nosso modelo operacional e outros diferenciais do nosso hub, como localização estratégica, condições de negociação e atendimento próximo. Além disso, outros fatores macroeconômicos contribuíram para esse resultado, como a alta do dólar. Para os próximos meses estamos otimistas: acabamos de lançar vários produtos logísticos que atendem demandas e perfis diversos de empresas importadoras. Dessa forma, atendemos com eficiência nossos clientes e contribuímos para a economia local, gerando emprego e renda”, afirma.

Entre os produtos lançados pelo hub nesse primeiro trimestre a primeira rota rodoviária para o mercado internacional, conectando diretamente a América do Sul ao Brasil. Empresas importadoras poderão contar com essa nova rota para movimentação de cargas com condições exclusivas, tarifas competitivas e negociação personalizada.

Outra novidade é a nova rota terrestre que busca a carga que chega ao Aeroporto do Galeão (GIG) e traz para o terminal internacional mineiro. Essa operação acontece via remoção consolidada, com o transporte rodoviário entre os recintos alfandegados, sem que a carga inicie o processo de nacionalização. O desembaraço aduaneiro só acontece quando a carga chega ao BH Airport, que oferece taxas convidativas a empresas e importadores mineiros.

O Hub Logístico Multimodal do BH é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.

O terminal recebe cargas de diversos países no mundo e, entre os países de origem mais representativos estão Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Holanda e França. Entre os setores com maior demanda estão Ciência da Vida, com cargas como vacinas e medicamentos, Mineração e Automotivo. Em 2024, o terminal recebeu mais de 30 mil operações de importação de cargas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

Novas soluções logísticas do BH Airport chamam a atenção na Intermodal 2025
28 de abril de 2025

Novas soluções logísticas do BH Airport chamam a atenção na Intermodal 2025

Três dias de muita conexão e construção de negócios. Foi assim a participação do BH Airport na Intermodal South America 2025, o maior evento de logística das Américas, que aconteceu nos dias 22 a 24 de abril, no Distrito Anhebi, em São Paulo. O Hub Logístico Multimodal do terminal internacional mineiro marcou presença com um stand que chamou a atenção dos participantes e o lançamento de soluções logísticas para o recebimento, deslacre, armazenamento e nacionalização de cargas.

As conexões realizadas durante a feira geraram mais de 30 reuniões pré-agendadas, que podem resultar em negócios com a movimentação de mais de 500 toneladas de carga e R$5,3 milhões em receita nos próximos 12 meses. O Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, destaca o potencial da feira para a projeção do Hub Logístico Multimodal.

“A Intermodal é o maior e mais completo evento de soluções logísticas das Américas e participar desse evento é essencial para acompanharmos as tendências, tecnologias e inovações do setor. Além disso, tivemos excelentes oportunidades de divulgar nossos serviços, com destaque para os setores de automobilismo, mineração, fármaco e tecnologia. Durante os três dias da feira apresentamos soluções eficientes e inovadoras que otimizam a cadeia logística dos nossos clientes, gerando mais negócios, empregos e renda para Minas Gerais e o Brasil”, afirma.

Novos serviços

Entre os produtos lançados pelo BH Airport durante a feira está a primeira rota rodoviária para o mercado internacional, conectando diretamente a América do Sul ao Brasil. Empresas importadoras poderão contar com essa nova rota para movimentação de cargas com condições exclusivas, tarifas competitivas e negociação personalizada.

Outra novidade é a nova rota terrestre que busca a carga que chega ao Aeroporto do Galeão (GIG) e traz para o terminal internacional mineiro. Essa operação acontece via remoção consolidada, com o transporte rodoviário entre os recintos alfandegados, sem que a carga inicie o processo de nacionalização. O desembaraço aduaneiro só acontece quando a carga chega ao BH Airport, que oferece taxas convidativas a empresas e importadores mineiros.

Outros exemplos de soluções apresentadas na feira foram a remessa conforme, que é um espaço alfandegado exclusivo para operações de hub courier, garantindo mais agilidade e eficiência; e o serviço para cargas especiais, que são soluções personalizadas para desembaraço de cargas de grande porte e especiais.

O Hub Logístico Multimodal do BH é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de e -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.

O terminal recebe cargas de diversos países no mundo e, entre os países de origem mais representativos estão Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Holanda e França. Entre os setores com maior demanda estão Ciência da Vida, com cargas como vacinas e medicamentos, Mineração e Automotivo. Em 2024, o terminal recebeu mais de 30 mil operações de importação de cargas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

Explore o acervo de materiais do BH Airport. Fotos, vídeos, logomarca e muito mais