Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Releases
Tudo o que acontece no BH Airport
Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.
Releases
Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

BH Airport anuncia voo direto para Montevidéu
Ampliando a conectividade de Minas com o mundo, o BH Airport celebra com os passageiros o lançamento de mais uma rota internacional, operada pela Azul. Dessa vez, com voos diretos para Montevidéu, no Uruguai, com duas frequências semanais. O início das operações está programado para o dia 4 de março, em aeronaves Embraer E2, com capacidade para transportar até 136 pessoas. Quem quiser se programar para aproveitar a ligação entre a capital mineira e a capital uruguaia já pode comprar as passagens a partir desta terça-feira, 20, no site oficial da companhia.
As decolagens acontecerão às 10h, partindo do BH Airport, às quartas e domingos, chegando às 13h25 no Uruguai. A volta será realizada nos mesmos dias, com a decolagem do Aeroporto Internacional de Carrasco às 15h15, chegando ao BH Airport às 18h40. O terminal uruguaio, localizado a cerca de 20 km do centro de Montevidéu, é a principal porta de entrada e saída de voos internacionais para o país. A capital é um dos destinos mais charmosos da América do Sul. Às margens do Rio da Prata, combina patrimônio histórico, vida cultural e paisagens únicas. Bairros como a Ciudad Vieja reúnem arquitetura colonial, museus e cafés, enquanto a Rambla, rua com mais de 20 km de extensão, é um dos principais cartões-postais da cidade.
Reconhecida pela gastronomia e pelos vinhos, especialmente o Tannat, Montevidéu oferece experiências que vão do tradicional churrasco uruguaio a uma agenda cultural diversa, com teatros, festivais e eventos internacionais. Moderna e dotada de infraestrutura turística, a capital uruguaia também é um importante polo de negócios. A nova rota vai de encontro ao compromisso do BH Airport em expandir a malha aérea internacional, que já contempla voos diretos para Lisboa (Portugal), Orlando (EUA), Cidade do Panamá (Panamá), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).
"Para o BH Airport, é uma grande conquista ampliar a oferta de destinos internacionais e disponibilizar mais uma opção de voo direto para Montevidéu. Essa parceria com a Azul reforça o papel do terminal como hub de conexões na América do Sul, ampliando a conectividade dos mineiros com importantes centros culturais, turísticos e de negócios na região. Com mais essa rota, fortalecemos o fluxo entre Minas Gerais e o Uruguai, estimulando oportunidades que beneficiam turistas, empresas e toda a cadeia produtiva”, destaca o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.
Conectividade e negócios globais
De acordo com a gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, Beatriz Barbi, a abertura da rota entre a capital mineira e Montevidéu é resultado de uma análise de demanda e conectividade regional. “Identificamos um potencial consistente tanto no fluxo turístico quanto no corporativo, além de oportunidades
de conexão partindo do BH Airport para outros mercados brasileiros. Essa operação reforça nossa estratégia de ampliar a presença internacional de forma sustentável e de oferecer mais opções aos clientes”, afirma.
“A inauguração do voo direto entre Confins e Montevidéu representa mais um passo estratégico do Governo de Minas na ampliação da malha aérea internacional do estado. Essa nova rota fortalece a integração de Minas Gerais com a América do Sul, impulsiona o turismo, amplia oportunidades de negócios e reforça a atratividade do nosso estado para investimentos e conexões globais. É um avanço importante para o desenvolvimento econômico e para a projeção de Minas no cenário internacional”, ressalta a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Bárbara Botega, a nova conexão internacional amplia o alcance do turismo mineiro e fortalece a promoção do estado no exterior. “A ligação direta entre Minas Gerais e o Uruguai abre novas possibilidades de intercâmbio cultural e turístico, além de facilitar a chegada de visitantes estrangeiros interessados na diversidade cultural, na gastronomia, no patrimônio histórico e nas experiências únicas que Minas oferece. É mais um passo importante para posicionar o estado como destino internacional”, sublinha.
Para o diretor-presidente da Invest Minas, Rodrigo Tavares, a nova rota internacional reforça o posicionamento estratégico do estado. “A ligação direta entre Minas e Montevidéu amplia a inserção internacional de Minas Gerais e fortalece nossa competitividade. E o trabalho da Invest Minas é este, propiciar uma malha aérea mais robusta para atrair investimentos, facilitar o fluxo de negócios e impulsionar o turismo. Minas tem se consolidado como um ponto de conexão cada vez mais relevante na América do Sul”, conclui.

Turistas são recebidos com Queijo Minas Artesanal no BH Airport
Quem desembarcar na capital mineira a partir de hoje será recebido pelo “jeito mineiro de ser”, com um dos maiores símbolos da gastronomia e da cultura de Minas Gerais: o queijo. O BH Airport acaba de ganhar um estande temporário dedicado ao Queijo Minas Artesanal, uma iniciativa do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), em parceria com o terminal mineiro e patrocínio da Gerdau. No Dia Mundial do Queijo, 20 de janeiro, o estande contará com a presença de produtores de queijos artesanais mineiros, reforçando a importância da valorização dos saberes tradicionais e da identidade gastronômica de Minas Gerais. A programação especial começa às 10h e inclui a participação do Qjim, mascote em formato de queijo, que vai garantir a animação para a criançada.
“Minas Gerais é reconhecida mundialmente pela tradição em produzir queijos de qualidade e sabor único. Receber os passageiros apresentando um dos símbolos mais representativos do nosso patrimônio imaterial, que realça o potencial gastronômico do nosso estado, é uma maneira de traduzir e expressar a mineiridade, que tanto nos orgulha. A parceria com o Centro de Referência do Queijo Artesanal reforça nosso compromisso em valorizar as tradições e a cultura de Minas, conectando sabor, identidade e hospitalidade mineira”, ressalta o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.
Em 2024, os Modos de fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. “Ao levar o queijo mineiro para um dos maiores portões de entrada do estado, reforçamos o vínculo entre gastronomia, cultura e turismo, valorizando os produtores e fortalecendo a imagem de Minas como destino de experiências autênticas. Agora, quem chega à capital já é recebido com queijo, cultura e identidade. Em Minas, a hospitalidade começa pelo paladar”, destacou Sarah Rocha, diretora executiva do CRQA e da escola de gastronomia INHAC.
A parceria entre o CRQA e o BH Airport, com o apoio da Gerdau, reforça o compromisso com a valorização da cultura mineira e com a promoção de ações que conectam tradição e modernidade. O estande passa a integrar o cotidiano do aeroporto, impactando milhares de passageiros e tornando o Queijo Minas Artesanal parte da memória afetiva de quem chega a Belo Horizonte.
“O Queijo Minas Artesanal é um patrimônio cultural que carrega história, saberes e o trabalho de milhares de mineiros e mineiras. Como uma empresa brasileira e mineira de coração, a Gerdau acredita que apoiar a ação reforça o compromisso da companhia com a valorização de Minas Gerais e a preservação das suas tradições”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau.
Visitas guiadas gratuitas
Para quem quer saber um pouco mais sobre as sabores e saberes do Queijo Minas Artesanal, a Exposição Permanente do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) está de portas abertas ao público às quintas e sextas, das 14h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h. Grupos escolares, corporativos e a comunidade podem agendar visitas guiadas gratuitas pelo e-mail visitaguiada@queijoecultura.com.br.
As visitas contam com roteiros especialmente preparados para cada faixa etária, seja crianças, jovens, adultos e idosos. Estudantes do ensino fundamental, médio e universitário têm a oportunidade de vivenciarem, de forma lúdica e informativa, o universo do queijo artesanal mineiro. Já os grupos de idosos despertam memórias ligadas às tradições e às cozinhas de fogão a lenha. A visita conecta saberes e sabores da infância, fortalecendo vínculos com a cultura mineira em momentos de troca, acolhimento e pertencimento. Os visitantes participam de uma degustação comentada de queijos e recebem certificados.
Além da Exposição Permanente, o espaço multiuso do CRQA conta com uma loja colaborativa com produtos mineiros de excelência, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos diversos, área de convivência e sala de aula com cozinha didática para atividades formativas. Está localizado no Espaço 356, bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte.
O CRQA compõe, junto ao Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC, escola social de gastronomia assinada pelo chef Leo Paixão, um centro cultural inédito no país que atua na promoção da cozinha mineira, dos queijos artesanais de Minas e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. O CRQA e o INHAC contam com patrocínio da Gerdau, AngloGold Ashanti, Cemig, Instituto Unimed-BH, Anglo American, Sapore, Sicoob, Grupo Sada, U&M Mineração e Construção, Ventana Serra, EPO, Geosol e Espaço 356. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

BH Airport é um dos dez aeroportos mais pontuais do mundo
No top 10 mundial de 2025, o BH Airport celebra mais um desempenho reconhecido pelo OTP Report, relatório de performance de pontualidade de aeroportos e companhias aéreas, publicado pela Cirium, empresa especializada em dados para a aviação. Na categoria aeroportos de média escala, que considera o volume anual de 15 a 25 milhões de passageiros, o terminal mineiro alcançou 83,57% de pontualidade nas decolagens, em um total de 113.857 voos.
O primeiro lugar no ranking global dos aeroportos médios mais pontuais do mundo ficou com o Panama City Tocumen International Airport, com 93,34% de decolagens no horário, em um total de 148.065 voos. O Aeroporto Internacional de Brasília conquistou a segunda posição, com 88,36% de pontualidade. Entre os brasileiros, destaque também para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, em 6º lugar, e para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em São Paulo, em 8º.
“O ranking da Cirium é uma referência global, baseado em critérios técnicos e rigorosos de análise de dados de voos, e contribui para a identificação de padrões e melhorias na indústria aérea. Comemoramos o nosso resultado, com a certeza de que estamos no caminho certo. Seguimos em evolução, comprometidos em proporcionar a melhor experiência ao passageiro, atuando, com consistência, para garantir a eficiência operacional e trazer soluções inovadoras, em sinergia com as companhias aéreas”, ressalta o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.

ÔNIBUS ELÉTRICOS CHEGAM PARA REFORÇAR ESTRATÉGIA DE DESCARBONIZAÇÃO DO BH AIRPORT E MODERNIZAR FROTA DE MOBILIDADE NA ÁREA OPERACIONAL
O BH Airport avança na transição para uma matriz de mobilidade de menor impacto ambiental com a ampliação dos investimentos em veículos elétricos e combustíveis com baixa emissão de carbono. A novidade chegou hoje, movida pela eletrificação. Com o aporte de R$ 5 milhões, o terminal internacional mineiro trouxe para a área operacional os dois primeiros ônibus elétricos para o transporte de passageiros. A iniciativa integra um plano estruturado de investimentos de longo prazo, projetando a renovação da frota e a substituição gradual dos veículos operacionais a combustão.
“A modernização da frota de mobilidade elétrica reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade, com a inovação operacional e a gestão alinhada às práticas ESG. A nossa expectativa é de que, até 2030, as operações de embarque e desembarque remoto sejam realizadas 100% com ônibus elétricos. Com os dois novos veículos que chegaram hoje, estimamos uma redução adicional de 42,1 toneladas de CO₂ equivalente por ano”, afirma Emerson Chaves, gerente de Infraestrutura e Meio Ambiente do BH Airport.
Desde 2024, marco da transição para a mobilidade elétrica, o terminal mineiro já contabiliza uma redução de 40 toneladas de CO₂ equivalente, resultado da substituição de quatro veículos a combustão por quatro modelos elétricos BYD, Mini Dolphin, utilizados no transporte de equipes operacionais no pátio. “Nosso plano também passa pela troca do combustível fóssil pelo combustível verde, como parte do esforço para reduzir emissões diretas, neutralizando impactos ambientais, e aumentar a eficiência energética das operações. Em 2024, incorporamos duas caminhonetes híbridas flex a etanol, substituindo os veículos a diesel utilizados pelas equipes de manutenção. O investimento total na aquisição das caminhonetes e modelos BYD foi de R$ 750 mil”, acrescenta Emerson Chaves.
A estratégia de mobilidade sustentável integra o plano de descarbonização do BH Airport, estruturado com horizontes até o fim da concessão. Reconhecido como o primeiro aeroporto neutro em carbono no Brasil, garantindo todos os requisitos para alcançar o nível 3+ /Neutralização das emissões, dentro do programa Airport Carbon Accreditation, do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI), o BH Airport segue avançando para alcançar o patamar de zero emissões até 2044 e já evitou a emissão de aproximadamente 8600 toneladas de CO₂ equivalente desde 2017, representando uma redução de 69%, desde quando o programa de descarbonização foi implantado.
Parceria sustentável
Os novos ônibus elétricos foram adquiridos da fabricante nacional Marcopolo, após um processo de qualificação técnica que considerou requisitos específicos do ambiente aeroportuário, como normas de segurança, desempenho operacional e confiabilidade dos sistemas. Os veículos receberam customização visual exclusiva, com identidade alinhada à marca BH Airport, e personalizada com o selo do programa de sustentabilidade. O início das operações regulares está programado para janeiro de 2026, quando a gestão de mudança, que envolve etapas como período de testes, treinamentos das equipes, revisão de procedimentos operacionais e do plano de contingência, estiver concluída.
“Essa parceria com o BH Airport marca nossa estreia no segmento aeroportuário com veículos elétricos e reforça o compromisso da Marcopolo em desenvolver soluções sustentáveis para aplicações complexas. É um veículo 100% brasileiro, projetado para atender às exigências técnicas do setor aeroportuário e alinhado ao desafio global de descarbonização do transporte”, afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

É Natal no Ninho
Querido Papai Noel, quero ganhar um kit de crochê neste Natal. Este pedido nada comum recheou a grande maioria das cartas que as dezenas de crianças atendidas pelo Projeto Educacional Ninho, de Lagoa Santa, compartilharam em uma campanha de solidariedade e afeto promovida pelo BH Airport neste mês de dezembro. A ação mobilizou os colaboradores do terminal mineiro, que tiveram a oportunidade de adotar as cartas e participar da entrega dos presentes pelo Papai Noel, em uma celebração natalina especial, envolvendo mais de 700 pessoas da comunidade.
Foram contempladas 128 crianças já atendidas pelo projeto, 40 novos alunos que ingressaram recentemente e 40 irmãos dos estudantes, totalizando mais de 200 presentes de Natal. Além dos novelos com cores sortidas de linha e kits completos com agulhas de crochê, as crianças ganharam livros e materiais para colorir que resgatam valores da infância e promovem a troca construtiva das telas eletrônicas pela criatividade, aprendizado, presença e interação.
“A iniciativa tem impacto direto na comunidade do entorno e mobilizou nossos colaboradores, que se sentiram motivados a participar da campanha, adotando as cartinhas deixadas na árvore de Natal do BH Airport para presentear as crianças, trazendo alegria, emoção e pertencimento ao realizar sonhos por meio das surpresas que preparamos para elas. A iniciativa integra a nossa agenda de responsabilidade social e reforça o papel do aeroporto como agente de desenvolvimento social e educacional”, afirma a gerente de Comunicação e Marketing do BH Airport, Joelma Fraga.
A ação acontece em um contexto de desafios crescentes para a infância e para a educação básica no país. Mais de 90% das crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, usam a internet regularmente, em grande parte por meio de dispositivos móveis, o que representa atualmente certa de 25 milhões de crianças e adolescentes no país. Os dados integram a análise TIC Kids Online Brasil (Cetic.br/NIC.br), que apresenta os principais resultados sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil. Ao mesmo tempo, avaliações do Ministério da Educação indicam dificuldades persistentes de aprendizagem, especialmente nos anos iniciais, além de problemas relacionados à atenção e ao engajamento escolar. Esse cenário tem mobilizado educadores a buscar novas alternativas pedagógicas para o desenvolvimento das crianças.
Crochê como ferramenta de aprendizagem
No Projeto Educacional Ninho, o crochê passou a integrar a rotina pedagógica depois que uma aluna precisou ser hospitalizada e recebeu um kit da educadora Daniela Paulinelli, uma das fundadoras do projeto, com a intenção de mobilizar recursos terapêuticos para a criança atravessar o processo crônico da doença,
contribuindo para a readaptação durante o retorno à escola. “Quando essa criança voltou, percebemos que a atividade tinha criado um elo forte com a sala de aula. Foi um fenômeno: outras crianças se interessaram, trouxeram seus próprios materiais, e o crochê se incorporou naturalmente ao cotidiano do projeto”, explica.
“A partir daí, pensamos, em conjunto com os pais, no melhor uso dessa ferramenta como recurso principal para tirar as crianças das telas em casa. Dentro dessa nova perspectiva, realizamos também uma mostra cultural, com workshops, e apresentação de peças de crochê que atravessaram gerações, alinhavando o valor desse trabalho manual na vida dessas crianças e dessas famílias”, complementa Daniela Paulinelli.
“Apoiamos a proposta do projeto para proporcionar benefícios físicos, cognitivos, pedagógicos e emocionais para essas crianças e ficamos felizes em saber que os pais e a escola já comemoram ganhos em concentração, atenção, redução da ansiedade, coordenação motora, autoestima e interatividade. Iniciativas como essa traduzem o nosso propósito de encurtar distâncias e conectar destinos também no campo social, promovendo inclusão e desenvolvimento sustentável”, ressalta a gerente de Comunicação e Marketing do BH Airport, Joelma Fraga. “O que conecta o BH Airport ao Ninho é o desejo de voar alto e voar junto”, conclui Daniela, destacando a gratidão pela parceria.