Ícone wifi
Wifigrátis
Ícone librasRQS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

BH Airport Logo
ícone do logotipo do BH Airport

Releases

Tudo o que acontece no BH Airport

Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.

Releases

Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

BH Airport anuncia novas soluções logísticas na Intermodal South America 2025
17 de abril de 2025

BH Airport anuncia novas soluções logísticas na Intermodal South America 2025

A Intermodal South America 2025, o maior evento de logística das Américas, acontece nos próximos dias 22 a 24 de abril, em São Paulo, e o BH Airport estará presente por meio do seu Hub Logístico Multimodal. Primeiro aeroporto do Brasil com operação multimodal de cargas, conectando negócios ao mundo por céu, terra e mar, o BH Airport apresentará, durante o evento, lançamentos em soluções logísticas para o recebimento, deslacre, armazenamento e nacionalização de cargas.

Realizada anualmente, a feira é voltada para os setores de logística, intralogística, tecnologia, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. De acordo com o Gestor Comercial do BH Airport, Geovane Medina, o aeroporto preparou um stand focado na apresentação dos produtos do hub, inclusive os que acabam de ser criados e que serão conhecidos pela primeira vez durante a feira.

“Temos trabalhado na criação de soluções cada vez mais inovadoras e que ajudam os nossos clientes em demandas específicas do transporte de carga. São produtos pensados na realidade dos importadores e que contribuem para o desenvolvimento da economia local. Estamos muito animados com essa feira, que é uma excelente oportunidade de encontrar presencialmente nossos parceiros e clientes, mostrando na prática os diferenciais do nosso hub”, afirma.

Entre os produtos que serão apresentados no Intermodal está uma nova rota terrestre, que busca a carga que chega ao Aeroporto do Galeão (GIG) e traz para o terminal internacional mineiro. Essa operação acontece via remoção consolidada, com o transporte entre os recintos alfandegados, sem que a carga inicie o processo de nacionalização. O desembaraço aduaneiro só acontece quando a carga chega ao BH Airport, que oferece taxas convidativas a empresas e importadores mineiros.

Outros exemplos de soluções que serão apresentadas na feira são as rotas internacionais rodoviárias, que vão ligar o BH Airport por terra a diferentes destinos nas Américas; a remessa conforme, que é um espaço alfandegado exclusivo para operações de hub courier, garantindo mais agilidade e eficiência; e o serviço para cargas especiais, que são soluções personalizadas para desembaraço de cargas de grande porte e especiais.

O Hub Logístico Multimodal do BH é o único recinto alfandegado de Minas Gerais com fiscalização disponível 24 horas. São 12 mil m² de área alfandegada, 300 m² de armazém de cargas perigosas; 3.131 m² de câmaras frias com setup personalizado de e -18°C a +22°C e qualificação térmica; e 11 posições para estacionamento de aeronaves cargueiras.

O terminal recebe cargas de diversos países no mundo e, entre os países de origem mais representativos estão Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Holanda e França. Entre os setores com maior demanda estão Ciência da Vida, com cargas como vacinas e medicamentos, Mineração e Automotivo. Em 2024, o terminal recebeu mais de 30 mil operações de importação de cargas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

Páscoa vai movimentar vendas em lojas especializadas em chocolate no BH Airport
11 de abril de 2025

Páscoa vai movimentar vendas em lojas especializadas em chocolate no BH Airport

Quem embarca ou desembarca no BH Airport durante o feriado da Páscoa encontra um mix comercial com estoque reforçado para atender a demanda da época mais doce do ano. Lojas especializadas em chocolate na área pública e na área de embarque já estão com as frentes e as vitrines decoradas com o tema da Páscoa, além de produtos muito diversificados para atender os diferentes públicos. A expectativa é que, neste período, as vendas nessas lojas cresçam entre 30% e 80%, principalmente entre os viajantes que aproveitam a conveniência do mix comercial do aeroporto para garantir os presentes típicos.

O gestor comercial do BH Airport, Geovane Medina, lembra que, hoje, o BH Airport oferece mais de 100 lojas em seu mix comercial, entre varejo, restaurantes e salas VIPs. “Temos diversas opções de lojas especializadas em chocolate e que já reforçaram seus estoques para atender à maior demanda do feriado de Páscoa, quando o terminal deve receber cerca de 190 mil passageiros. É claro que o consumidor do aeroporto tem um perfil diferente do cliente do shopping, por exemplo. Mas há, também, muita demanda do passageiro que está em trânsito, que vai visitar a família e não teve tempo de comprar antes, ou que simplesmente se encantou por um produto na prateleira. Temos certeza de que os passageiros vão encontrar muitas opções no nosso mix”, afirma.

A Kopenhagen, na entrada principal do terminal, é uma das lojas especializadas em chocolate. De acordo com o proprietário, Paulo Mandarino, a data atrai muitos compradores e aumenta o tíquete médio do consumidor. “A loja de aeroporto tem picos de vendas diferentes de uma loja na cidade. No terminal temos uma demanda grande em outros momentos para além da Páscoa, como os feriados de Carnaval e as férias, que atraem muitos passageiros. Mas, sem dúvida, a Páscoa é uma data importante e a expectativa é de aumento de 80% nas vendas”, diz.

Segundo ele, a loja traz opções muito variadas que vão desde simples lembrancinhas com bombons e barrinhas, até kits luxuosos com ovos recheados e embalagens requintadas. Há também kits infantis que incluem brindes de bonecos colecionáveis, como a linha Friends e Moranguinho, e até bola de futebol.

A Casa Bauducco, do mesmo proprietário da Kopenhagen, também preparou uma vitrine chamativa para a Páscoa. Lá, a aposta é principalmente a Colomba, o pão temático da data que chama atenção na frente da loja. Além dela, há também opções de kits com ovos e coelhos de pelúcia, cenoura com ovinhos e kits com bombons sortidos. Segundo Paulo, a expectativa é que as vendas cresçam 40% durante o feriado.

Outro exemplo é a Choco Mais, que fica na área de embarque, próximo ao Portão 27. O quiosque é especializado nos produtos do chocolate Milka e em outras marcas internacionais. Para o período da Páscoa, os proprietários apostaram em diversificação de sabores e opções em biscoitos recheados.

“Nossa expectativa é que as vendas aumentem cerca de 30% na Páscoa. No dia a dia temos muitos clientes que compram as barras para comer aqui mesmo enquanto esperam o voo, mas nessa época do ano muitos procuram produtos para presente”, explica a proprietária, Ariana Alves Pereira. Segundo ela, o quiosque tem mais de 15 sabores das barras Milka, além de outras marcas como Ferrero Rocher, Kinder Ovo e Nutella.

Escola digital co.liga alcança mais de 50 cursos gratuitos e beneficia milhares de jovens no Brasil
9 de abril de 2025

Escola digital co.liga alcança mais de 50 cursos gratuitos e beneficia milhares de jovens no Brasil

A co.liga, escola digital da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com o apoio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação do BH Airport, ultrapassou a marca de 50 cursos gratuitos disponíveis em sua plataforma online, com quatro novas ofertas na área de gastronomia. Os cursos abrangem diversas áreas, como tecnologia, negócios, comunicação, música, educação e desenvolvimento pessoal, entre outros.

Por meio do site oficial da co.liga, pessoas a partir de 15 anos podem realizar as aulas virtualmente e, ao concluir as atividades, recebem um certificado de conclusão. Essa iniciativa reforça um dos principais compromissos do Instituto CCR: democratizar o acesso à educação e promover formação de qualidade para pessoas de todas as regiões do Brasil. Até o final do primeiro semestre de 2025, o projeto tem a meta de inscrever 100 mil jovens em todo o país.

“Acreditamos que a educação é a chave para impulsionar a economia criativa no Brasil. Por isso, nosso apoio à co.liga vai além da formação técnica; estamos contribuindo para a criação de um futuro mais inclusivo e inovador, ao fomentar a capacitação de 100 mil jovens. Dessa forma, buscamos fortalecer setores estratégicos como arte, design, tecnologia, gastronomia e negócios, permitindo que esses jovens se tornem protagonistas do desenvolvimento econômico e social do país”, afirma Renata Ruggiero, presidente do Instituto CCR.

Para o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, a coliga é parte da estratégia da Fundação de atuar com a inclusão produtiva das juventudes. “É um projeto de educação digital e criação de oportunidades de vivências práticas de trabalho, muito importante para os jovens, principalmente os que mais sofrem com as desigualdades sociais do Brasil.

Para realizar a inscrição, basta entrar no site da escola co.liga: coliga.digital

Novos laboratórios físicos

Além da opção de estudar online, os alunos também podem frequentar um dos 73 laboratórios físicos da co.liga, espalhados por 11 estados. Em novembro do ano passado, o Instituto CCR, a CCR Aeroportos, a co.liga e a Associação Mandigueiros do Amanhã inauguraram o primeiro laboratório na cidade de São Luís (MA), com capacidade para atender até 500 pessoas.

Apoio à educação

Em 2024, o Grupo CCR reafirmou seu compromisso de investir R$ 750 milhões em iniciativas de impacto social até 2035, focando nos pilares de Educação & Cultura, Mobilidade & Cidades Sustentáveis, e Saúde & Segurança.

Na área da educação, o Instituto CCR também oferece o programa Caminhos para a Cidadania, que visa à formação contínua de educadores para promover a transformação das práticas pedagógicas. Em 2024, o programa beneficiou mais de 6 mil professores, oferecendo cursos, materiais didáticos e jogos educativos.

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 6 mil professores em 1.700 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Feriadões em abril e maio devem atrair mais de 380 mil passageiros para o BH Airport
4 de abril de 2025

Feriadões em abril e maio devem atrair mais de 380 mil passageiros para o BH Airport

Marcado por um dos feriados prolongados mais desejados do ano, o mês de abril promete ser movimentado no BH Airport. A expectativa é que mais de um milhão de passageiros circulem pelo terminal nesse mês, o que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período em 2024 e de 16% sobre abril de 2019, no período pré-pandêmico. Ao todo serão 9382 pousos e decolagens, um salto de 8% em relação ao ano passado de 20% sobre 2019.

Os feriados da Semana Santa e de Tiradentes devem atrair cerca de 191 mil passageiros, considerando o período entre 17 e 22 de abril. O movimento é 7% maior que o mesmo feriado em 2024. Para atender a demanda do período, as companhias aéreas preparam 90 voos extras. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Maceió, Recife, Natal e Salvador.

Também começa em abril a movimentação para outro feriado: o do Dia do Trabalhador, em 1º de maio. A expectativa é que para esse período os passageiros comecem a voar no dia 30 de abril e o retorno aconteça até 5 de maio. Nesse intervalo de tempo, o BH Airport espera receber cerca de 189 mil pessoas, volume que é 9% maior que o mesmo feriado em 2024. Ao todo serão 64 voos extras para atender a demanda dos passageiros, que voarão principalmente para os destinos de praias: Porto Seguro, Rio de Janeiro e Salvador.

O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que os feriados são importantes para o fomento da cadeia do turismo, mas destaca que o crescimento de passageiros no terminal internacional mineiro vai além deles. “Essa é uma tendência que vem se consolidando desde o ano passado, quando batemos recorde de movimentação e crescemos quase quatro vezes mais que a média nacional em número de passageiros. A expectativa é continuar crescendo, tanto em movimentação, como destinos ofertados e mix comercial, oferecendo aos nossos passageiros a melhor experiência aeroportuária”, afirma.

Entre as novidades de rotas anunciadas nesse início de 2025 está o trajeto BH – Bariloche, que já está com as vendas abertas para voos na temporada de junho a agosto. A operação será pela Azul Linhas Aéreas com aeronaves Airbus A320, que acomodam até 174 passageiros. Ao todo, serão 34 operações, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos.

Destinos atendidos em abril

O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas em fevereiro:

Voos regionais:

Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.

Voos nacionais:

Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro - GIG (RJ); Rio de Janeiro - RRJ (RJ); Rio de Janeiro - SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo - CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).

Voos internacionais:

Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

Mais passageiros, mais destinos, mais impacto: BH Airport celebra 41 anos de história de transformação
28 de março de 2025

Mais passageiros, mais destinos, mais impacto: BH Airport celebra 41 anos de história de transformação

O BH Airport completa, nesta sexta-feira (28), 41 anos de operação, consolidando-se como um dos principais hubs de conexão do país. O terminal, que surgiu da demanda urgente de um novo modal aéreo em Minas Gerais, passou por significativas mudanças nas últimas décadas, se transformando em um importante propulsor da economia mineira, por meio da atração de voos nacionais e internacionais, da geração de negócios com o transporte de carga, e dos quase 7 mil empregos diretos em sua operação.

O CEO do BH Airport, Daniel Miranda, comemora a data, destacando os avanços nesses 41 anos. “Nas últimas quatro décadas vimos um salto na qualidade da infraestrutura, nos serviços oferecidos e na eficiência operacional do nosso aeroporto. Tudo isso com a hospitalidade e a mineiridade que são nossos valores, além de uma gestão humana e sustentável. É uma alegria comemorar mais um ano do BH Airport e o objetivo é seguir investindo em tecnologia, sustentabilidade e melhorias contínuas que aprimorem a experiência dos passageiros, consolidando o aeroporto como um hub estratégico para o crescimento econômico e social de Minas Gerais e do Brasil”, afirma.

Entre as principais transformações vivenciadas pelo aeroporto está a estrutura física. O grande saguão vazio no início da década de 80 se transformaria, décadas mais tarde, em uma das estruturas mais modernas e seguras do setor, com ampla oferta de lazer e comodidade a milhares de passageiros. Nos últimos 11 anos, foram cerca de R$1,3 bilhão em investimentos em infraestrutura, destacando-se a construção de um novo terminal de passageiros, que ampliou a capacidade de 10 milhões para 32 milhões de pessoas por ano.

A ampliação se provou necessária, tendo em vista o crescimento de passageiros ao longo dos últimos anos. Em 2024, cerca de 12,3 milhões de pessoas passaram pelo BH Airport, um aumento de 18% em relação ao ano anterior, superando a média nacional de crescimento do setor. O aumento está associado à recuperação da economia no pós-pandemia, mas também ao ostensivo trabalho de busca de novos destinos, que hoje são cerca de 70 no Brasil e no mundo. “Somos o segundo aeroporto no Brasil em números de destinos nacionais e o terceiro em destinos totais. Hoje, temos 7 destinos internacionais, que conectam Minas Gerais ao mundo, fortalecendo nosso estado no cenário global”, afirma Daniel.

No mix comercial, a evolução também é evidente. Em 2014 o número de lojas no terminal não chegava a 30, mas com uma operação cada vez mais atrativa e um número crescente de passageiros, diversas marcas foram atraídas. Hoje, o BH Airport funciona quase um shopping com mais de 100 operações, entre varejo, restaurantes e salas VIPs.

Todos esses avanços também refletiram na satisfação dos usuários. De acordo com a pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), a nota de avaliação do BH Airport subiu de 3,68 em 2013 para 4,47 em 2024, superando a média nacional de 4,43. “Durante o último ano, 94,6% dos passageiros avaliaram os serviços do nosso terminal como bons ou muito bons, um salto significativo em relação à década passada, quando 64% fizeram essa mesma avaliação. Nossa meta é continuar melhorando nossos processos para oferecer a jornada mais completa e agradável aos passageiros”, afirma Daniel.

Carga

Outra operação de destaque do BH Airport ao longo das últimas décadas é o transporte de carga. O Hub Logístico Multimodal encerrou 2024 com crescimento expressivo nas importações e uma receita histórica. No ano passado, o terminal recebeu mais de 30 mil operações de importação de cargas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. Além disso, o valor das cargas importadas (CIF) também aumentou significativamente, saindo de R$7 bilhões em 2023, para R$11,3 bilhões em 2024, um salto de 60%, que evidencia o potencial do terminal para o recebimento de importações de alto valor agregado.

O desempenho positivo também refletiu na receita do Hub em 2024, que foi a maior da história do terminal, representando um crescimento de 22% em relação a 2023. Outro destaque do ano no terminal de cargas foi o crescimento de 32% na operação do modal marítimo, o que reforça o perfil de multimodalidade do BH Airport e consolida o aeroporto como o “porto” de Minas Gerais. Foram mais de mil cargas importadas nesse modal, em cerca de 250 containers, que ocupam um espaço equivalente a um campo de futebol.

Sustentabilidade

Nos últimos anos, o BH Airport também vem se destacando no Brasil e no mundo por suas práticas em prol do meio ambiente e foi reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por duas vezes consecutivas como o aeroporto mais sustentável do Brasil. Além disso, recebeu por quatro vezes seguidas o reconhecimento de aeroporto verde, pelo Green Airport, do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e é o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil, por meio da certificação do nível 3+ é do Airport Carbon Accreditation.

Materiais de apoio

Explore o acervo de materiais do BH Airport. Fotos, vídeos, logomarca e muito mais