Ícone wifi
Wifigrátis
Ícone librasRQS

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

BH Airport Logo
ícone do logotipo do BH Airport

História

Como mineiros de coração e de alma, não abrimos mão dos nossos valores, construindo nossa história com paixão e pioneirismo. E como apreciamos um bom dedo de prosa, te convidamos a viajar conosco por essa trajetória.

Conheça Nossa História

1984

A primeira década do terminal internacional mineiro foi marcada pela escolha do local de instalação na região metropolitana de Belo Horizonte, área que mais tarde foi dividida em dois municípios, conferindo ao aeroporto a inusitada característica de estar localizado em duas cidades: 63% em Confins e 37% em Lagoa Santa. A região foi escolhida por ter uma localização estratégica próxima a uma via expressa e por oferecer condições climáticas e de terreno mais seguras. Os anos 80 também foram o período de construção do terminal, que contou com 1700 operários.

Conheça Nossa História

1984

Na sua segunda década, o aeroporto passa a ser visto como um ponto turístico pela população, que frequentava o terraço panorâmico e passeava pelo terminal para experimentar equipamentos que eram novidade na época, como escadas rolantes e elevadores. Foi nos anos 90, também, que o aeroporto começou a oferecer destinos internacionais, sendo a primeira rota recorrente oferecida pela companhia LAB: Belo Horizonte - Santa Cruz De La Sierra (Bolívia). Esse foi um período de crescimento econômico no Brasil, o que contribuiu para o aumento da demanda por viagens aéreas.

Conheça Nossa História

1984

A terceira década teve marcos importantes, como a chegada do centro de manutenção da GOL com mais de 145 mil metros quadrados divididos em três hangares. Em 2005, o terminal passou a receber 120 voos diários, o que representava um aumento de 85%, em relação ao início da operação. Nessa época também foi criada a Linha Verde, a via expressa que conecta o centro de Belo Horizonte ao aeroporto. Em 2012 a Infraero, que administrava 100% o aeroporto, iniciou a reforma no terminal 1 para atender a demanda da Copa do Mundo.

Conheça Nossa História

1984

Em 2014 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assinou o contrato de concessão do aeroporto à concessionária BH Airport, formada pelo Grupo CCR e pela Zurich Airport. Nessa última década destaca-se a construção do Terminal de Passageiros 2, que ampliou a capacidade do aeroporto para 32 milhões de passageiros por ano. Também houve a ampliação da pista de pousos e decolagens e a entrega da primeira fase da reforma do Terminal de Passageiros 1. O período também foi marcado pela pandemia da Covid-19, que afetou a indústria global da aviação. Desde 2022 o setor viveu uma retomada gradual na movimentação de passageiros.

Conheça Nossa História

1984

Em 2024 o BH Airport bateu recorde em número de passageiros: 12,3 milhões, superando a média nacional e consolidando a superação do período pandêmico. O terminal internacional mineiro também ampliou o número de destinos, chegando a cerca de 70, o que o faz o segundo aeroporto do Brasil em destinos domésticos e o terceiro no total de destinos. No mix comercial a evolução também é evidente: são mais de 100 operações, entre varejo, alimentação e salas VIPs. O Hub Logístico Multimodal também teve crescimento expressivo nas importações e uma receita histórica. Em 2024, o terminal recebeu mais de 30 mil operações de importação de cargas, um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

;

BH Airport

A concessão

Imagem da História do BH Airport

Com 37 concessões, o Grupo CCR está presente em 13 estados brasileiros e emprega cerca de 17 mil colaboradores diretos. Atua nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços. No setor de aviação, controla a CCR Aeroportos, que opera 20 terminais, atendendo mais de 40 milhões de passageiros anualmente, em voos domésticos e internacionais.

0