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Sobre o BH Airport

Situado em uma localização estratégica, o aeroporto internacional mineiro atende a quase 70 destinos nacionais e internacionais, se posicionando como um dos três maiores aeroportos em termos de variedade de destinos.

Diariamente, o BH Airport fortalece o propósito de conectar destinos e encurtar distâncias, além de se consolidar como um hub de conexões, pronto para receber as pessoas e oferecer a melhor experiência aeroportuária aos clientes.

O aeroporto tem capacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano. Ao todo, são 26 pontes de embarque, 44 posições para aeronaves e 132 mil metros quadrados de área.

Vale ressaltar que, no final de 2022, foram concluídas as obras do Terminal de Passageiros 1, o que tornou sua arquitetura muito mais moderna e similar à do Terminal de Passageiros 2.

Propósito do BH Airport

Encurtar distâncias, conectar destinos.

Programa de integridade do BH Airport

O BH Airport consolida as suas ações em gestão da ética e compliance no programa de integridade.

Passado

A história do Aeroporto Internacional Tancredo Neves começa nos anos 1970. À época, a capital mineira contava apenas com o Aeroporto da Pampulha, construído em 1933 e que já operava com limitações operacionais. A demanda por um aeroporto de nível internacional levou o Ministério da Aeronáutica, em parceria com o Governo do Estado, a iniciar os estudos de viabilidade técnica para a construção do "Aeroporto Metropolitano de Belo Horizonte".

A conclusão dos estudos realizados indicou uma área localizada nos municípios de Lagoa Santa/Confins, como a mais recomendada para receber o novo empreendimento por contar com excepcionais condições meteorológicas e topográficas.

1978 O governador Aureliano Chaves publica o Decreto Nº 19.273, que declara de utilidade pública áreas necessárias à implantação do "Aeroporto Metropolitano de Belo-Horizonte".

1980 O AEROPORTO QUE OS MINEIROS TANTO SONHAVAM TORNA-SE REALIDADE. Iniciam-se as obras do Aeroporto de Confins pelo Consórcio Andrade Gutierrez-Mendes Júnior.

1982 Em 15 de julho, a pista é inaugurada com o pouso do avião Bandeirante, trazendo do Aeroporto da Pampulha o governador Francelino Pereira, e os ministros Eliseu Resende, dos Transportes, e Délio Jardim de Mattos, da Aeronáutica.

1982 Em 10 de novembro, o primeiro voo comercial, da extinta companhia aérea Vasp, pousa em Confins proveniente de São Paulo.

1983 Às 10h30 do dia 25 de março, o Aeroporto recebe seu primeiro voo internacional de carga aérea. O Boeing 707-323C da Varig, procedente de Roma, traz a bordo 35 toneladas de equipamentos importados da Itália destinados ao "novo" aeroporto.

1984

O Aeroporto recebe o primeiro voo regular de passageiros. O Boeing 737 da extinta Vasp transportou passageiros de Belo Horizonte para Brasília e conexões para Goiânia e Cuiabá.

Em Março o Aeroporto é inaugurado oficialmente.

Em Julho é realizado o primeiro voo internacional, da extinta Varig, sem escalas, com destino a Miami.

1986 Por meio da lei Federal Nº 7.534, passa a se chamar Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

1990

INICIAM-SE AS ROTAS REGULARES INTERNACIONAIS.

Inaugurada a primeira ligação internacional regular.

A Lloyd Aéreo Boliviano inicia as operações com um voo entre Belo Horizonte e Santa Cruz da La Sierra.

1993 A companhia área uruguaia Pluna inaugura a rota Montevidéu - Belo Horizonte.

1994 Iniciada pela American Airlines a rota Miami - Guarulhos - BH.

1995 A United Airlines lança a primeira rota regular sem escalas entre Belo Horizonte e os Estados Unidos: BH - Miami.

2000 O Aeroporto recebe os voos transferidos do Aeroporto da Pampulha e inicia seu ciclo de crescimento.

2005 O Aeroporto começa a receber os novos voos da GOL, TAM, Varig e OceanAir.

2006 A Gol inaugura na área do Aeroporto seu Centro de Manutenção de Aeronaves - o maior e mais avançado complexo tecnológico do gênero na América Latina.

TAM e GOL inauguram rotas internacionais para Buenos Aires, com escalas em São Paulo e Rio de Janeiro.

2007 O Aeroporto ultrapassa a movimentação de 2 milhões de passageiros.

2008 A TAP inicia a rota BH - Lisboa.

A Copa Airlines inicia a rota BH - Panamá.

2010

Azul, Trip e Webjet inauguram voos para Belém, Porto Velho, Manaus, Rio Branco, Ribeirão Preto, Navegantes, além de outros destinos nunca antes operados a partir de Belo Horizonte, como Fortaleza, Maceió e Porto Alegre.

2013

O grupo Aerolíneas Argentinas inicia a operação de voo diário para Buenos.

O Governo Federal promove o leilão para a concessão do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. O consórcio AeroBrasil, composto pelo grupo CCR, Munich Airport e Zurich Airport, foi o vencedor.

2014

7 de Abril - Nasce BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. O Aeroporto é oficialmente concedido à iniciativa privada. A concessionária, formada pelo grupo CCR, Zurich Airport e Infraero, assina contrato de concessão para ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto por 30 anos.

7 de Maio a 1º de Junho - Estágio 1 da Transição da Operação. A concessionária lança e executa os Planos de Ações Imediatas e de Transição Operacional

2 de Junho a 11 de Agosto - Estágio 2 da Transição da Operação. A concessionária começa a acompanhar a gestão da Infraero, ainda responsável pela operação e gestão das receitas e despesas.

2014

11 de Agosto - É apresentado o Plano de Melhorias da Infraestrutura (PMI).

12 de Agosto a 11 de Janeiro de 2015 - Estágio 3 da Transição, a Operação Assistida. A Concessionária assume a operação, a gestão de receitas e despesas, e a Infraero disponibiliza seus colaboradores ao BH Airport.

2014

Setembro de 2014 - O Aeroporto Internacional Tancredo Neves vence as categorias Controle Migratório e Voto Popular "Apoio ao Turista", do Prêmio Boa Viagem Copa do Mundo Fifa 2014, promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República.

2015

12 de Janeiro - A concessionária BH Airport assume integralmente a gestão e a operação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

8 de Abril - O Aeroporto Internacional Tancredo Neves foi o vencedor na categoria "Serviço Público mais eficiente" no prêmio "Aeroportos + Brasil - quem escolhe é o passageiro", promovido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República.

2015

Janeiro a Julho - BH Airport realiza diversas melhorias na infraestrutura do aeroporto e aumenta o mix de lojas e serviços.

2015

Agosto: Os voos internacionais são transferidos para o Terminal 3.

2015

Setembro: BH Airport inicia as obras de seu principal projeto de curto prazo. O Terminal de Passageiros 2, que se integrará ao Terminal principal e irá dobrar a capacidade do Aeroporto para 22 milhões de passageiros por ano.

2016

BH Airport inaugurou no dia 6 de dezembro seu novo Terminal de Passageiros, que passou a oferecer infraestrutura capaz de atrair novos voos, tanto domésticos como internacionais, e elevou a qualidade de atendimento aos passageiros, com mais espaço, conforto e novas opções de serviços. O Aeroporto Internacional de BH passou a ter capacidade para processar 22 milhões de passageiros por ano.

1990

Ao longo do ano, o BH Airport atuou para se fortalecer como um hub de conexões e alcançou a marca de quase 70 destinos atendidos em 2023, um período em que também expandiu suas rotas internacionais. Inclusive, quadriplicou o número de voos internacionais, na comparação com o ano anterior. Portugal, Panamá, Colômbia, Curaçao, Estados Unidos (Fort Lauderdale e Orlando), Chile e Argentina são os mercados atendidos.

Em 2023, o BH Airport recebeu o Prêmio ASQ, em evento na Coreia, sendo reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) do Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.

Nesse sentido, o aeroporto inaugurou mais de 25 lojas ao longo do ano, o que fortaleceu seu mix comercial.

Futuro

Expansão e melhorias conforme estudo de demanda.