Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
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Tudo o que acontece no BH Airport
Acesse as principais notícias do terminal internacional mineiro.
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Aqui você encontra o direcionamento para pautas relevantes sobre o universo da aviação e desenvolvimento aeroportuário. Contextualizamos nossas ações com tudo o que acontece no Brasil e no mundo, reforçando nosso compromisso social, com o meio ambiente e sustentabilidade.

Mais de 1 milhão de passageiros devem passar pelo BH Airport em maio
Após um mês de abril impulsionado por feriados prolongados e alta demanda, o BH Airport mantém a curva ascendente em maio. A expectativa é de que mais de 1 milhão de passageiros circulem pelo terminal ao longo do mês, o que representa um crescimento de 6,2% em relação a maio de 2024 e um aumento expressivo de 16,9% quando comparado ao mesmo período de 2019, antes da pandemia. Os dados reforçam a consolidação do aeroporto internacional mineiro como um dos mais dinâmicos do país.
O terminal também deve registrar mais de 9.500 operações de pousos e decolagens, um avanço de 11,2% frente ao mesmo mês do ano passado. Em relação a maio de 2019, período pandêmico, o crescimento é ainda mais significativo: 20,3% a mais em número de operações.
“Este crescimento consistente é reflexo direto do nosso esforço em fortalecer a conectividade aérea de Minas Gerais, com foco em qualidade e com infraestrutura de ponta. Mais do que números, isso representa novas oportunidades para o turismo, negócios e desenvolvimento regional”, afirma Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport.
Rotas sazonais à vista
Com a chegada do inverno no hemisfério sul, o BH Airport se prepara para novas operações nos próximos meses. Em junho, os mineiros voltam a se conectar a Santiago, no Chile, com a retomada da rota operada pela Sky Airline – eleita a melhor companhia low cost da América do Sul. Também será lançado um novo destino internacional: Bariloche, na Argentina, com voos diretos pela Azul. Em julho, a mesma companhia aérea retoma o voo direto entre BH e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.
Destinos atendidos em maio
O BH Airport oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo. Confira as operações ativas no mês:
Voos regionais:
Araxá; Divinópolis; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia; Varginha.
Voos nacionais:
Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro – GIG (RJ); Rio de Janeiro – SDU (RJ); Rio de Janeiro – RRJ (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo – CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).
Voos internacionais:
Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).

Bastidores do BH Airport: visita guiada apresenta operação por dentro
Amantes da aviação, spotters (fotógrafos de aeronaves) e estudantes de Ciências Aeronáuticas participaram, no último sábado (31/5), de uma visita guiada ao BH Airport. O evento foi realizado em parceria com o influenciador Rafael Castro, do perfil no Instagram Papo de Aeroporto, que traz curiosidades e informações de aeroportos de todo o mundo.
Durante a visita, os participantes conheceram os bastidores e a rotina do terminal internacional mineiro, começando pelo Centro de Operações Aeroportuárias, onde profissionais do aeroporto e das companhias aéreas atuam colaborativamente para coordenar operações como posicionamento e estacionamento das aeronaves, portões de embarque, esteiras de bagagem, atualização das informações de voo e movimentação das aeronaves.
Também estiveram no Centro do Manejo de Fauna, onde conheceram os falcões e o cão Martin, que ajudam no controle de fauna no sítio aeroportuário, dispersando pássaros e outros animais que podem oferecer risco à operação. O grupo ainda visitou a Seção Contra Incêndio, quando puderam vivenciar uma simulação de resgate, visitaram uma aeronave Embraer E195 estacionada no pátio e conheceram de perto as áreas de embarque e desembarque.
O gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro do BH Airport, Fabiano Reis, fala sobre a importância de abrir as portas do aeroporto para a comunidade. “O objetivo dessa ação é aproximar o aeroporto da população, principalmente os amantes da aviação que, muitas vezes, sonham em conhecer por dentro a operação. Ações como essas também ajudam a divulgar a complexidade e seriedade do trabalho que realizamos aqui e que envolve milhares de colaboradores, procedimentos e normas para que a operação seja segura e eficiente. É uma alegria receber os visitantes”, afirma.
Embarque Imediato
Além do tour em parceria com o Papo de Aeroporto, o BH Airport promove diversas visitas guiadas através do programa Embarque Imediato. Essa iniciativa faz parte dos esforços do terminal para fortalecer o relacionamento com a comunidade, oferecendo uma experiência imersiva e educativa que revela os bastidores da aviação comercial. Em 2024 foram realizadas 27 visitas, com cerca de 900 visitantes, divididos entre instituições públicas e privadas de ensino, instituições filantrópicas, associações, empresas e a comunidade aeroportuária. Crédito - Fotografia: Ricardo Morgan

Governança em foco: BH Airport é reconhecido como referência nacional em Gestão de Riscos de Terceiros no GRT Experience 2025
O BH Airport recebeu, pela segunda vez consecutiva, o reconhecimento de referência nacional em Gestão de Riscos de Terceiros, no GRT Experience 2025, evento nacional que reúne profissionais da área e que é realizado pela Bernhoeft, pioneira no setor no Brasil. O terminal internacional mineiro atingiu altos índices de aderência (98,5%) e conformidade (94%) na documentação exigida de seus terceiros, analisada mensalmente pela Bernhoeft.
A gestão de terceiros está ligada às ações de ESG do aeroporto especificamente à área de governança. Essa gestão envolve desde a conformidade regulatória dos contratos com terceiros, até a segurança do trabalho, além de garantir que fornecedores e empresas parceiras atuem em plena sinergia e alinhamento com as boas práticas e os valores do BH Airport.
A Gestora Administrativo-Financeiro do BH Airport, Dardânia Leite, destaca que os resultados de se ter uma gestão de riscos de terceiros são muitos, como a mitigação de riscos contratuais e desconformidades legais; o alinhamento de cultura entre as empresas contratadas e o aeroporto; além de benefícios práticos para a operação como redução de custos operacionais, uma vez que as contratações acontecem a partir de um procedimento estratégico e direcionado.
“As ações de ESG são muito conhecidas nas atuações ligadas ao meio ambiente e ao social, mas nem todos têm a consciência da importância do ‘G’ na sigla, que é a governança. Ela é a base para a operação responsável da empresa e, por isso, é um orgulho ver que nos tornamos referência de mercado em nosso processo de Gestão de Terceiros. Isso reforça o compromisso do BH Airport com uma gestão humana e consciente, além da excelência na administração de riscos, que contribui para a segurança da nossa operação”, afirma.

Dia Nacional da Mata Atlântica: BH Airport reforça compromisso com a preservação do bioma no sítio aeroportuário
No Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio, o BH Airport reafirma seu compromisso com a preservação dos ecossistemas da região do seu sítio aeroportuário, protegendo áreas significativas da Mata Atlântica e do Cerrado. Com práticas ambientais responsáveis e manejo sustentável, o aeroporto mantém 310 hectares de Reserva Legal, sendo cerca de 790 hectares de remanescentes de vegetação nativa. Toda a gestão ambiental é realizada com base em diretrizes oficiais, conforme o Cadastro Ambiental Rural (CAR) vigente, e o foco é assegurar que as reservas e áreas de preservação permanente continuem desempenhando um papel essencial no equilíbrio ecológico do território.
Além da conservação, o BH Airport realiza ações de monitoramentos ambientais, visitas técnicas e o acompanhamento da fiscalização dos órgãos ambientais. O aeroporto também mantém uma passagem de fauna – que fica sob a rodovia de acesso ao terminal – e que ajuda na preservação de animais típicos desses biomas, evitando o atropelamento deles na via. O BH Airport já identificou 12 espécies da Mata Atlântica e do Cerrado utilizando a passagem, entre eles tamanduá, veado e tatu.
O Gestor de Engenharia e Manutenção do BH Airport, Emerson Chaves, destaca a importância do trabalho de preservação, que é um dos compromissos do aeroporto com o meio ambiente. “Essas medidas garantem que o aeroporto se mantenha integrado à paisagem natural da região, reforçando sua responsabilidade ambiental e sustentável. Temos uma equipe dedicada e atenta para monitorar e realizar outras ações de preservação de flora, fauna e recursos hídricos nessa área”, afirma.
O tema da preservação é urgente, tendo em vista que, segundo o MapBiomas, hoje restam apenas 24% da cobertura florestal original da Mata Atlântica no Brasil. A proporção está muito abaixo do limite mínimo aceitável, que deveria ser, segundo estudo publicado na revista Science, de 30%. Por outro lado, os dados mais recentes do Sistema de Alertas de Desmatamento (SAD) Mata Atlântica indicam uma boa notícia: a redução significativa de 55% no desmatamento do bioma nos primeiros seis meses de 2024 em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“A causa da Mata Atlântica é essencial para a manutenção da biodiversidade, e o BH Airport está comprometido em preservar esse bioma, garantindo que nossas áreas naturais continuem protegidas e cumprindo sua função ecológica”, afirma Emerson. Comprometido com as práticas ambientais, o BH Airport foi reconhecido por duas vezes consecutivas pela Anac como o Aeroporto Mais Sustentável do Brasil. Também recebeu quatro vezes o título de Aeroporto Verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International - ACI).

BH Airport alcança topo do ranking de satisfação dos passageiros em abril, na categoria de grandes aeroportos
O BH Airport alcançou um marco significativo na pesquisa de satisfação conduzida pela Secretaria da Aviação Civil (SAC) no último mês de abril, com um índice de 4,59 de Satisfação Geral. A pontuação garantiu ao terminal a primeira posição no ranking no período, na categoria de aeroportos com mais de 10 milhões de passageiros.
O gestor de Operações, Segurança e Experiência do Passageiro, do BH Airport, Fabiano Reis, comemora a pontuação. “Esse resultado mostra que o caminho que temos trilhado com foco total na jornada do cliente, está colocando o nosso aeroporto, mais uma vez, como referência. E vamos continuar trabalhando para que venham notas ainda mais altas. Para isso, estamos monitorando de perto as opiniões dos passageiros, criando ações com soluções rápidas e eficientes e direcionando todo o time para esse objetivo”, afirma.
A pesquisa, que contou com 428 entrevistas em horários pré-determinados pela SAC, revelou que 97,66% dos passageiros classificaram a experiência no BH Airport como "boa" ou "muito boa". Ela é composta por indicadores que avaliam a satisfação do passageiro com os serviços aeroportuários oferecidos, além de indicadores que monitoram o tempo dos processos aos quais os passageiros são submetidos. Entre os indicadores do BH Airport que tiveram melhoria de nota em abril estão conforto da sala de embarque; disponibilidade de assentos reservados; limpeza geral do aeroporto; estabelecimentos de alimentação e comerciais.
O resultado de abril também representa um avanço expressivo em relação a março, com uma evolução de 3,61%. Comparando ao mesmo período de 2024, houve um crescimento de 2,46%, evidenciando o compromisso do BH Airport com a melhoria contínua da experiência dos passageiros. Além da liderança na categoria, o aeroporto registrou um avanço significativo no ranking geral, subindo nove posições e alcançando a 3ª colocação entre todos os terminais brasileiros.
Premiação internacional
A busca pela melhor experiência do cliente também foi reconhecida, no ano passado, pelo programa Airport Customer Experience Accreditation. O BH Airport alcançou o nível 2 do programa, que faz parte do Airport Service Quality (ASQ) de Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos evoluam em suas práticas de experiência dos viajantes.